SEMINÁRIO:  Documentário: invenção de formas/pensamento crítico (1964-1983)

Ministrante: Naara Fontinele

03 a 06 de outubro, 14h
Cine Humberto Mauro

Carga horária: 05 horas
Participantes: 129 vagas
 


Após as variadas experiências fílmicas oferecidas pelas sessões que compõem a Mostra “Documentário: invenção de formas/pensamento crítico”, e recém tomados pelos efeitos e afetos provocados pelos filmes, esse encontro/seminário é um convite para explorarmos juntos a força de descontinuidade das iniciativas estéticas dessa filmografia documentária engajada realizada no arco temporal de 64-83.

Em quais condições e por quais meios expressivos o cinema se mostra capaz de uma potência crítica? Observaremos algumas soluções adotadas pelos cineastas para figurar um raciocínio visual e sonoro no cinema. Trechos de filmes, fotogramas, documentos, fragmentos de textos e entrevistas nos auxiliarão nessa tarefa coletiva, cujo horizonte é arriscar-se a retraçar laços e ressonâncias em torno dessa cinematografia.

Naara Fontinele é pesquisadora, curadora, doutoranda em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, em cotutela em Comunicação Social pela UFMG. Colaborou na curadoria de duas mostras, dedicadas ao documentário brasileiro, do Festival États généraux du film documentaire (Lussas – FR). Desde 2012 desempenha atividades no campo da pedagogia do cinema, conduzindo oficinas em Paris e Porto Velho (RO).